segunda-feira, 28 de março de 2011

2 de abril - Dia mundial da conscientização do AUTISMO.

Recebi um e-mail sobre este assunto e achei muito importante usar meu blog para informar e convida-los a participar da corrida e caminhada no dia 03 de abril as 8horas da manha na Ponte Estaiada, quem quiser participar deve entrar no site http://www.autismoerealidade.org/ ou no site http://www.revistaautismo.com.br/.


O que é o Autismo?


Autismo é uma complexa desordem neurobiológica que tipicamente dura a vida inteira ( tipicamente porque tem sido relatados casos com tratamentos intensivos em que algumas crianças conseguiram sair do espectro). É parte de um grupo de desordens conhecido como Desordens do Espectro Autista.
O Autismo acontece em todas as raças, etnias e grupos sociais e é quatro vezes mais  comum em meninos do que meninas.
Embora não se conheça ao certo as origens, sabe-se que a predisposição genética aliada a fatores ambientais, é o gatilho para o aparecimento dos sintomas. Os sintomas podem variar dos muito leves aos muito severos com comprometimentos na socialização, comunicação e imaginação ( interesses), desde o retardo mental severo à inteligência normal com habilidades muito acima do normal em algumas áreas.

É muito importante saber que com 1 ano de idade, a criança deve olhar imediatamente quando é chamada pelo nome.

Alguns sintomas da Pessoa Portador de AUTISMO:

- Não aponta para objetos e pessoas;
- Agem como se fossem surdos;
- Não olham para objetos apontados por outra pessoa;
- Evitam o contato visual e preferem ficar sozinhas;
- O único interesse pelos brinquedos consiste em alinha-los;
- Usa o adulto como ferramenta;
- Procura estimulações sensoriais como ranger os dentes, esfregar e arranhar superfícies, fitar fixamente detalhes visuais, olhar mãos em movimento ou objetos com movimentos circulares;
- Batem palmas, andam nas pontas dos pés, balançam a cabeça, giram em torno de si mesmo.
- Jogos: ausência de fantasia, de imaginação, de jogos de representação;
- linguagem limitada ou ausente – ecolalia – inversão pronominal;
- Risos e sorrisos inapropriados.
- Resistência às mudanças no ambiente e nas rotinas.

O que podemos fazer para ajuda-los:

- Aceite-me como sou. Tenho dificuldade de entender regras, mas sou capaz de aprender, basta me ensinarem de forma adequada às minhas dificuldades.
- Saiba que : Você também pode aprender MUITO comigo!
- Não me julgue, nem a meus pais. Eles estão fazendo o melhor que podem.
- As vezes pareço irritado, mas é porque não compreendo muito bem aquela situação em que estou. Ajude-me e fique calmo. Entenderei dentro do meu tempo.
- O estímulo é a maior arma que você tem para me ajudar. Façam isso o tempo todo.

Leiam mais na minha coluna Dicas mamãe e bebe no site www.pressforipa.com.br

Bjs

Nenhum comentário: