segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A importância da reciclagem.

Sempre me preocupei com o futuro do planeta, não de forma exagerada, mas de maneira geral com o desmatamento, acumulo de lixo, falta de água, armamento nuclear, enfim alguns assuntos que são cada dia mais debatidos e discutidos por todos.

Eu já reciclava lixo e depois que fiquei grávida da Marianna, passei a fazê-lo com mais ênfase e a conversar com todos a minha volta para que também se preocupem com o futuro de seus filhos.
Alguns condomínios já fazem a separação do lixo, no meu prédio não é diferente, embora eu veja que tenho muitos vizinhos que não aderiram ao processo. 
 
Na empresa se recicla todo o papel e também os copos descartáveis e muitos projetos foram enviados ao concurso idéias sustentáveis e algumas o Grupo já tornou ação.
 
Aqui em São Paulo a rede Pão de Açúcar colocou no estacionamento a coleta seletiva de lixo e vi algumas vezes as pessoas chegando com o carro e depositando o lixo lá, eles também dão desconto para quem vai com sacola reciclável as compras ou usa caixas de papelão ao invés da sacolinhas plásticas.

Li na revista VIDA SIMPLES de agosto de 2010 que tem um site chamado www.e-lixo.org  que nos fornece endereços para descartarmos lixo eletrônico como baterias, celulares, carregadores, computadores, televisores e pilhas velhas. Lixo este que não podemos jogar nas lixeiras comuns, pois tem materiais que podem contaminar a terra e a água. O projeto é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo junto com o Instituto Sergio Motta e associado ao Google Maps. Eu dei uma olhadinha, testei e funciona, você digita seu CEP e o que quer jogar fora e ele localiza o lugar mais perto da sua casa. Entre no site e veja mais detalhes. 
 
Não importa de que maneira você vai começar a fazer alguma coisa para deixar um planeta mais limpo para seus filhos, sobrinhos ou amiguinhos, o importante é começar logo e disseminar a idéia, eu ensino isto a Marianna no nosso dia a dia e as escolas também fazem um trabalho legal sobre isto.

Texto publicado em minha coluna "Dicas Mamãe e Bebê", no Site http://www.pressfloripa.com.br em 01/11/2010.

Nenhum comentário: